Como está sua saúde espiritual?

Porque de nada adianta cuidar apenas do físico!

A saúde física costuma ser uma preocupação para todos. Mas, de que adianta cuidar do físico, se a mente e o espírito não estão proporcionalmente saudáveis? De que adianta ter os exames em dia, mas não conseguir se livrar da ansiedade, depressão, do estresse e outras doenças internas?

É preciso cuidar do corpo como um todo, preocupando-se com tudo que faz parte de você: físico, mente, espírito. Abaixo, você encontra algumas dicas que vão te ajudar a organizar os pensamentos e a colocar sua energia em ordem.

Orar e meditar:

Ter momentos de concentração, nos quais você consegue se desligar do mundo externo para focar exclusivamente em sua própria paz é muito importante. A prática da meditação cuidará da sua mente, dando a você calma, paciência, organização e concentração.

A oração foca em seu espírito; é uma conversa íntima entre você e Deus (ou o universo, dependendo do que você acredita), para que você entenda quais são seus desejos, sonhos e necessidades. Torne a meditação e a oração práticas frequentes em sua vida!

Contato com a natureza:

Morar em selvas de pedra faz com que nos esqueçamos de que precisamos (e muito) nos conectar com a natureza. Então, vá em parques, aproveite momentos ao ar livre, visite mais praias, faça trilhas e conheça demais paisagens e pontos turísticos naturais.

O contato com a natureza ajuda a nos aproximarmos com o essencial e com o que realmente importa, além de ajudar a purificar nossos corpos que estão acostumados com a poluição sonora, visual e, principalmente, do ar.

Seja otimista:

Você pode encarar o copo meio cheio ou meio vazio, tudo depende do seu ponto de vista. É preciso focar nas coisas boas da vida! Mentalize o bem, visualize tudo a partir de uma perspectiva positiva.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gl 5.22-23).

Leia Também